Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                       Dona Daura, a professora

          Uma vida dedicada à educação e à cultura não pode ser, parafraseando a metáfora evangélica, uma luz debaixo da mesa, mas sobre ela para que ilumine os que estão em casa; no caso, para que irradie os que se doam à educação e à cultura... Nesse sentido, falam-nos o testemunho em vida de Dona Daura e o que dizem sobre ela. Se não escreveu algum livro, não importa, mas muito fez enquanto professora e educadora, ensinando outras profissões e a arte de escrever, como é o caso da publicação, da Ideia, Daura Santiago Rangel - Construindo uma educação cidadã, das suas ex-alunas, Marinalva Freire da Silva e Lígia Borges Miranda Ribeiro.
          Professora Daura, memorável Diretora do Liceu Paraibano, desde jovem, destinou-se a aprender e a ensinar, como se fossem essas artes o prazer da sua vida, revelando-se culta e, sobremaneira, excelente administradora. Qualidades difíceis numa só pessoa; geralmente quem se dedica à teoria não se supera na práxis e, à práxis, na teoria. Ainda, a Professora Daura se elevou acima das incompreensões, da inveja, das deslealdades. Altiva, sem revidar tais adversidades, serviu à missão de professora e educadora. Imprescindível à educação do Estado, ocupou dignamente cargo público, querida pelos alunos, em razão do seu conhecimento, do domínio pedagógico no sistema de ensino, tendo a visão da educação como um todo; foi no Liceu, mas poderia ter sido em qualquer escola, em todas as escolas da cidade ou do Estado. Atravessou oceanos e estimulou companheiros: “Navegar é preciso...”
          Durmeval Trigueiro Mendes certamente verificou, na Professora Daura, a definição de professor e, ao mesmo tempo, de educador; distinguindo o professor como aquele que ensina a disciplina, a habilidade; o educador, como aquele que assume outras dimensões: a fundamentação e a história da educação, seu processo de ensino-aprendizagem, a psicologia e a sociologia do aluno, sobretudo, na relação do homem com a sociedade e com a natureza, e a que e a quem serve a educação. Obtêm-se, nesse contexto, níveis de excelência aos educandos, aos educadores, à escola. A Professora Daura holisticamente ensinava ciências, os prazeres do corpo; biologia, mas, como educadora, orientava os alunos ao sentido da vida... Daura Rangel, factualmente honesta, proba, competente e exemplo aos trabalhadores da educação. Afirmam que a educação é o remédio para este país, mas sua qualidade é imprescindível à sua eficácia, ao rumo da plena cidadania, à força para o melhor.  
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 31/10/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php