Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                        O escritor, esse mágico...

          Escrever exige mais magia do que ler; em ambas ações acontecem mágicas, muito além daquelas transformações que já vi  no circo: O mágico fazer de um coelho ovos de galinha e dos ovos,  cartas de baralho. Observava que tudo girava em torno das compridas mangas e  da elegante e longa cartola do ilusionista . Notava-se  que o segredo das transformações se escondia no alisar da sua casaca e ao nos cumprimentar com a cartola. Menos "seu" Alegria que nos hipnotizava  à luz do sol, na Praça do Coreto de Itabaiana:  Ao balançar a árvore,  folhas secas caíam iguais a notas de 100 sobre as quais a meninada se amontoava no chão, querendo agarrar cédulas de dinheiro. Mas , quando as retirava do bolso eram apenas folhas do velho cajueiro...
          O escritor treina com um lápis e um papel. Depois de "ensaios e erros", usando a borracha, ganha coragem para apresentar sua mágica ao público. Uns se agradam com o que lêem; outros não encontram no texto algum interesse.  Contudo, somente o escritor, esse mágico, sabe o que lhe custou para subir ao picadeiro e exibir-se  à plateia, transformando carne e sangue em palavras, oferecendo-se  em ideias, em imagens  para ser degustado e digerido pelo leitor. As palavras são comidas, como pipocas, compulsiva e sequencialmente em sentenças, de quem  oferece aos leitores  partes de si mesmo. Contudo, há os que ,indiferentes, rejeitam o prato à mesa. Negam-se comungar com o escritor o que, no solitário sacrifício, ele escreve.  "Seu"Alegria  nos iludia quando transformava a simplicidade das folhas secas na luxúria do dinheiro; porém,  o dom da escrita é uma  mágica que não nos engana: Ao  aparecer magia numa folha em branco, acreditamos nas  "segundas intenções" do escritor, conforme sua clareza e beleza nas primeiras...  
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 14/11/2015
Alterado em 14/11/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php