Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos



                         Ata do cinismo parlamentado

          Assim como ela mostrou o "mercado persa" que se tornou o plenário da Câmara durante a eleição,  maquinada nos boxes, para constituir Comissão sobre o "impeachment", a televisão deveria teatralizar imaginada caminhada do filósofo Diógenes, semi-nu, entre os engravatados deputados, com uma lamparina direcionada à cara de cada um, à busca de cidadãos honestos ou de fiéis representantes do povo. Maior facilidade seria encontrar a fidelidade escondida pelo voto secreto... Gritaria, piadas em alto e bom som , insultos a eles próprios, a autoridades desrespeitadas, e sobretudo à Constituição. Escutei um taxista manifestar sua opinião: "Foi uma esculhambação".
          Em outras palavras, diria: Uma anarquia sem ser  a do bom sentido do anarquismo, dessa doutrina inspirada na do "cinismo" preconizado por Diógenes, como a ideia intuída no "mito do bom selvagem", de Jean Jacques Rousseau.  Tais filosofias junto a esses políticos, no dia 8 de dezembro, transformaram-se em  carões, passados, na má interpretação, pelos pedagogos  tradicionais: "Menino, deixe de anarquia, deixe de ser cínico!"... 
          O carismático e excêntrico Diógenes de Sínope (400 - 325 a.C.), descrito por  Platão como o "Sócrates enlouquecido", ao sair pelas ruas de Atenas, com uma lanterna pendurada na mão esquerda, teria esperança de encontrar algum cidadão honesto; também procurava a realidade nua e crua da vida, como definiu sua filosofia o dramaturgo e novelista Oscar Wilde (1854 - 1900): "O cinismo consiste em ver as coisas como realmente são, e não como se quer que elas sejam". 
Mas, se Diógenes observasse o espetáculo ocorrido no "prato da Câmara", talvez estivesse apenas a demonstrar ironicamente não  haver diminuta minoria a seguir recomendáveis princípios éticos. Ressalte-se que, naquele carteado, ninguém tinha maior habilidade com o baralho do que o Presidente da Mesa, perdido de riso "cínico" e zombeteiro sobre aqueles que perderam a partida. Que esperança! Daí, achar ensinamento no cinismo, ao  se evitar seguir acunhado dilema:  "Assumir riscos absurdos ou aceitar conselhos de quem se arrisca absurdamente"... 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 13/12/2015
Alterado em 14/12/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php