Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                O Centro de Formação Elisa Mineiros

          Certos políticos pensam que se depuram, quando afirmam, gritantes, aquilo que eles não são ou, com má fé, aquilo em que eles não acreditam. Quem já não ouviu deles "slogans" como "sem educação não há desenvolvimento", e também "combate-se violência com educação" ou  "a educação é a única solução aos nossos problemas"? E cosí "la nave va", nas ondas desses aflitivos discursos e  de poucas ações nesse sentido. Assim, a educação é realmente importante ou apenas objeto de palavras depurativas?   
          A realidade contradiz a tão falada importância da educação. Contra tal marasmo, valho-me das exceções, do Governador Brizola que, ouvindo o educador Darcy Ribeiro, erigiu, nos portais das favelas cariocas, ricas escolas de tempo  integral para crianças e adolescentes. Já por aqui, desde que foi Prefeito, o Governador Ricardo Coutinho repete tal façanha e, agora, em João Pessoa e em vários municípios, constrói lindas e equipadas  escolas, motivando, nos alunos, desejo e prazer de frequentá-las. Escola prazerosa estimula vontade e prazer em aprender. Ainda, o ensino de excelência das escolas públicas e gratuitas eleva o nível das escolas particulares e pagas... Contudo, não somente isso assegura ensino de qualidade.  
          Há dias, num belo e aconchegante auditório, o Governador Ricardo , ladeado pelo Secretário Aléssio Trindade, inaugurou o Centro de Formação Professora Elisa Bezerra Mineiros, homenageando essa saudosa amiga e companheira de luta nos campi universitários e sociais. Tal imensa e  impressionante obra objetiva treinar e aperfeiçoar professoras e professores da rede pública de ensino. Empreendimentos como esse caracterizam o homem público que constrói espaços educativos não somente aos discentes, mas também aos docentes para se reciclarem na arte do ensino. Enfim, o bom rendimento escolar se obtém em confortáveis salas de aula, se houver ensino-aprendizagem, estudantes curiosos e interessados aos cuidados de professores e professoras competentes e de excelência.    

 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 25/11/2016
Alterado em 27/11/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php