Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos



                                Ricardo nos leva à Finlândia

          Cansados de escutar "somente a educação dá jeito ao Brasil", concluímos: Uma coisa é o discurso, outra, a prática... Há injustiças,  violências, crimes, péssimas escolhas de dirigentes e corrução em demasia, "porque se dá pouca educação ao nosso povo". A Finlândia decidiu, desde a década de 50,  revolucionar sua sociedade, dando, acima de tudo,  muita e boa educação ao povo. Enfrentou obstáculos, hoje, desfruta felizes benefícios, sonhados resultados.
          O governador Ricardo Coutinho, ao construir ótimas escolas de ambiência prazerosa, iguais a algumas  luxuosas particulares, caracterizando-as pelas paredes coloridas de Piet Mondrian, pensou nos professores e criou o Programa Gira Mundo, coordenado pelo Secretário Aléssio Trindade, que vem levando quase uma centena de docentes da rede estadual para aprenderem, in loco, durante dois meses, a educação de excelência da Finlândia, onde se tem o magistério como carreira de prestígio, mais procurada do que a de medicina; onde o professor de ensino fundamental, obrigado a permanente capacitação, ganha metade do salário de um deputado federal, o que favorece outras formações profissionais.  Lá, a escola gratuita para todos, sem disputa de vagas, é ricamente equipada por recursos tecnológicos e laboratoriais, destinada, sem distinção, a todas as categorias sociais: Ensina-se e pratica-se educação igualitária, cujo conteúdo curricular prioriza o raciocínio lógico e criativo, a solidariedade e o empreendedorismo, além de outros saberes. 
          Pátria do trabalho e do justo salário para todos, a Finlândia, efetivamente, transformou-se num modelo de educação pública, num país industrializado, desenvolvido e rico em oportunidades, reconhecido como o terceiro menos corrupto do mundo. Ao considerar a educação uma política social, ela demonstra ao mundo, especialmente , aos docentes discentes do Gira Mundo, que tal transformação pela educação não é milagre, mas sobretudo vontade política de uma honesta convicção.

 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 22/06/2017

Música: v2-Adágio-Albinoni-m - Desconhecido

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Damião Ramos Cavalcanti). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php