Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos



                   O amor e a tampa da cuscuzeira

          São conjuntivos que não se casam, por isso, difícil é compreender a relação entre o amor e a tampa da cuscuzeira ou do cuscuzeiro. Quanto ao amor, tudo começou quando eles se viram pela primeira vez. Olhares fatais, fulminantes, convidativos à paixão. Quanto à beleza, ele, em menores proporções; mas ela se mostrou, como dizem os italianos, “una dona che fa girare la testa” ou uma mulher que faz girar a cabeça... Ela, dondoca, acordava, espreguiçando-se, quando o mundo já estava trabalhando. Mas, tudo dentro das afinidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais, teorizadas como imprescindíveis à amizade e à boa convivência dos dois. E assim, o tempo corria.
          Ele, jovem profissional, acordava cedo para dar duro no batente, assim forçado a aprender a fazer o próprio café da manhã: cuscuz com ovos, fritos com uma colher de sopa de azeite, uma de sobremesa de manteiga e uma pitada de sal. Lavava rapidamente a louça suja e a frigideira. No entanto, era sem jeito para arrumá-las, nunca acertou onde guardá-las separadamente, como lhe exigia a mulher: “Cada coisa em seu lugar, caso contrário, melhor é não cozinhar”.
          Não sabia-se por qual mistério, a tampa da cuscuzeira variava de lugar e, a maioria das vezes, não era encontrada, motivando gritos da amada que, alegava ele fazer questão de irritá-la, antes de ela fazer o seu cuscuz na hora do jantar. Com tal implicância, pensou ele em parar de fazer cuscuz, mas somente isso tinha aprendido e como ir ao trabalho sem o desjejum? Era o que conseguia, já era costume, inclusive, o de não saber arrumar as coisas, sobretudo, a bendita tampa que sempre ficava fora do lugar. Certo dia, isso, juntado a outros azedumes e dissabores, fez surgir, além da gritaria, raivosa briga, cheia de ofensas e mútuas acusações. Logo à noite, quando ele voltava de um problemático dia de trabalho. Então, de repente, ele arrumou seus troços e voltou para a casa da mãe que, pacientemente, lava a louça, a cuscuzeira, a tampa e as guarda em seu devido lugar. Mãe é assim, sabe onde guardar filhos, filhas e coisas: tampas e caçarolas.

 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 20/07/2018
Alterado em 20/07/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php